Rota do Românico

1º Dia – Lisboa / Gaia / Aveleda / Penafiel

Comparência na Estação do Oriente e embarque no comboio Alfa Pendular para o Porto. Chegada à Estação da Campanhã e transporte em autocarro para Gaia. Almoço em restaurante local. Saída em direção às Terras do Sousa. Visita à Quinta da Aveleda, uma das mais conhecidas quintas vinhateiras de Portugal, classificada como Monumento Nacional desde 1910. Visita aos jardins. Prova de vinhos e queijos. Continuação para Penafiel. Alojamento e Jantar no Hotel.

2º Dia – Penafiel / Burgo / Mondim de Basto / Penafiel

Pequeno-almoço. Saída para o Burgo, Núcleo Rural onde predominam as construções tradicionais em granito, numa atmosfera quase medieval. Visita ao Mosteiro de Santa Maria de Pombeiro, notável convento beneditino fundado em 1059.Continuação para Felgueiras, umextraordinário reduto de arte românica. Almoço em restaurante local. Saída para Mondim de Basto, conhecida pelos tradicionais jardins de camélias. Encimando a vila de Mondim deBasto, o Santuário de Nossa Senhora da Graça que oferece um magnífico panorama. Regresso a Penafiel. Jantar no hotel e alojamento.

3º Dia – Penafiel / Paços de Ferreira / Lisboa

Pequeno-almoço. Penafiel é uma cidade dona de um rico património aliado auma tradição ancestral,mas comgrande desenvolvimento industrial. Visita ao Museu de Penafiel, galardoado com um prémio de “Melhor Museu Português”. Passeio pelo centro histórico. Saída para Paços de Ferreira um concelho que se afirma pela modernidade e pelo seu dinamismo económico, mas que mantém pergaminhos históricos evidentes. Almoço em restaurante local. De tarde visita ao Mosteiro de S. Pedro de Ferreira, classificado como monumento nacional é também uma das jóias da Rota do Românico. Regresso ao Porto e embarque na Estação de Campanhã no comboio Alfa Pendular. Chegada a Lisboa à noite.