Lagaradas das Vindimas no Douro (T-1068)

1º dia: Lisboa / Tabuaço / Peso da Régua
Partida de Lisboa por Coimbra e Lamego para Tabuaço. Almoço. Continuação por Pinhão para Celeirós do Douro. Participação na Festa das Lagaradas. Continuação por Sabrosa pra o miradouro de São Leonardo de Galafura. Paragem para interpretação da paisagem. Saída para Peso da Régua. Jantar e alojamento.

2º dia: Peso da Régua / Loureiro / Lisboa
Pequeno-almoço. Partida para Santa Marta de Penaguião, continuando para uma Quinta do Douro para visita e participação nas Vindimas. Partida para Loureiro. Almoço. De tarde partida por Viseu, Coimbra e regresso a Lisboa.


As Lagaradas e as Vindimas são um momentos únicos de vivência no campo, naquela que é uma das fainas mais emblemáticas de toda a agricultura portuguesa, um verdadeiro marco da etnografia portuguesa. Familiares e amigos reuniam-se no dia marcado. O trabalho começava bem cedo dividido entre homens e mulheres. As crianças e os idosos acompanhavam de perto cada minuto das vindimas, ajudando sempre que podiam. E porque se tratava de uma verdadeira festa, as vindimas decorriam ao som de muita animação popular.


Nota: Circuito com lugares limitados. É aconselhável a utilização de vestuário e calçado prático, assim como chapéu.


Fim dos nossos serviços