Desfolhada Minhota (T-1069)

Desfolhada Minhota (T-1069)
Desde 248€

por pessoa

1º dia: Lisboa / Penafiel / Póvoa de Lanhoso
Partida de Lisboa por Coimbra para Penafiel. Almoço. Visita ao centro histórico e ao Santuário do Sameiro. Continuação para Felgueiras. Visita à casa histórica do Pão-de-ló de Margaride seguida de degustação. Saída para a Póvoa de Lanhoso. Final de tarde de Desfolhada com cantadores ao desafio e lanche ajantarado. Alojamento.

2º dia: Póvoa de Lanhoso / Vieira do Minho / Lisboa
Pequeno-almoço. Partida para Travassos, freguesia de Póvoa de Lanhoso para visita ao Museu do Ouro e Oficina de Filigrana. Continuação para visita ao Santuário de Nª Sra da Lapa, com o seu invulgar templo construído por baixo de uma enorme rocha. Saída para Vieira do Minho. Almoço. De tarde, partida por Coimbra e regresso a Lisboa.



Nota 1: A desfolhada é um trabalho agrícola em que se desfolha a espiga (ou maçaroca) do milho. É um trabalho duro e cansativo, para todos quantos trabalham no campo. As desfolhadas terminam sempre com uma festa (com comes e bebes) ao som do acordeão e com baile. Durante as desfolhadas, o aparecimento das espigas de milho vermelho é entusiástica. O feliz achador tem a obrigação de gritar bem alto: Milho rei! e o direito de dar uma volta a todos os trabalhadores, distribuindo abraços. Antigamente, esta era uma oportunidade única para os rapazes se aproximarem das raparigas…

Nota 2: É aconselhável a utilização de vestuário e calçado prático, assim como chapéu.


Fim dos nossos serviços