Tradições de Carnaval T-1010

Tradições de Carnaval T-1010
Desde 259€

por pessoa

1º dia: Lisboa / Vilarinho da Samardã / Bragança
Partida por Coimbra, Lamego e Peso da Régua para Vilarinho da Samardã. Almoço. Continuação para a Aldeia de São Tomé – Telões, para assistir e participar na Partilha do Burro. Acontecimento que se realiza no carnaval, faz parte das tradições iniciáticas da adolescência e das práticas de denúncia e crítica próprias do entrudo português. Os rapazes escrevem quadras destinadas às raparigas por quem repartem o burro e que depois gritam para toda a povoação, revelando os defeitos e virtudes de cada uma. Continuação por Valpaços, Mirandela e Bragança. Jantar e alojamento.

2º dia: Bragança / Podence / Vila Real
Pequeno-almoço. Visita ao centro histórico, ao Domus Municipalis e ao Museu Ibérico da Máscara. Continuação para a aldeia de Podence. Aqui se vivem os Momentos de Carnaval, com os rapazes da região a encarnar misteriosas personagens vestindo trajes coloridos, feitos com colchas de franjas, tapando a cara com máscaras e prendendo chocalhos e campainhas à cintura, percorrendo a aldeia aos gritos e saltos em correrias à procura das raparigas solteiras para com elas dançar. Visita à Casa do Careto. Continuação para Macedo de Cavaleiros. Almoço. De tarde partida por Viseu, Coimbra e regresso a Lisboa.



Nota: O Carnaval é um momento mágico. É a "transgressão" de todas as regras sociais. É a satisfação da necessidade típica dos homens de festejarem algo. A máscara é uma indumentária fundamental, é o peso da fantasia que alivia a angústia de não saber o que fazer, que permite aos mascarados viverem intensamente este período, em que não se conhecem as pessoas, nem a posição social.


Fim dos nossos serviços