Caminhos do Contrabando (T-1063)

Caminhos do Contrabando (T-1063)
Desde 273€

por pessoa

1º dia: Lisboa / Cabeceiras de Basto / Chaves
Partida de Lisboa com paragens em percurso por Coimbra, Sandim, Arco do Baúlhe  e Cabeceiras de Basto. Almoço. Continuação por Salto para visita ao Ecomuseu do Barroso até Boticas situada em espaço classificado como Património Mundial Agrícola. Visita ao centro histórico. Continuação para Chaves. Jantar em restaurante local com desfile de tapas variadas. Alojamento.

2º dia: Chaves / Vilarelho da Raia / Lisboa
Pequeno-almoço. Partida para Vilarelho da Raia. Encontro com os “contrabandistas” que nos encaminham para o local combinado e secreto onde se encontram os burros a nossa espera. Tratamento e aparelhamento dos burros, seguido do carregamento das mercadorias a transportar. Início da jornada do contrabando, pelos caminhos antes usados, tudo devidamente encenado em conjugação com participantes locais. Regresso à aldeia para interpretação da paisagem e da envolvência. Almoço - merenda do contrabando. Continuação por Fafe, Coimbra e regresso a Lisboa.



Nota: Ao longo da história, a fronteira criou formas de vida únicas. Entre Portugal e Espanha é conhecida como a Raia, onde foi criado um género cultural próprio, associado ao contrabando. Vamos dar a conhecer as vivências e as histórias dos “povos promíscuos”, do “couto misto” ao “caminho privilegiado”, contadas por alguns ex intervenientes. Venha descobrir e sentir esta actividade de outrora, nas suas epopeias diárias de passagem para a outra margem, as fugas à Guardia Civil e à Guarda Fiscal, a dificuldade de carregar fardos de café, tabaco, azeite entre outros produtos e atravessar o ribeiro, pelos trilhos do contrabando que eram alterados a qualquer momento.Venha desfrutar desta experiência num ambiente natural rodeado por belas paisagens e conhecer histórias e lendas, contadas por alguns ex intervenientes.


Fim dos nossos serviços