1º Dia (Ter) – Lisboa ou Porto / Erevan
Voo regular com destino a Erevan, via cidade de ligação. Transporte ao hotel. Alojamento.

2º Dia (Qua) - Erevan
Visita de dia inteiro a Erevan, uma das cidades habitadas mais antigas. Desfrute de panorâmicas da Casa da Ópera, do Monte Ararate, do Lago do Cisne, da Avenida do Norte e da Praça da República. Visita ao Museu do Genocídio Arménio, com documentos do primeiro genocídio do séc.XX, ao complexo comemorativo Tsitsernakaberd e ao Museu da História da Arménia. Alojamento.

3º Dia (Qui) – Erevan – Mosteiros de Khor Virap e Noravank
Visita ao Mosteiro de Khor Virap cuja localização dá a oportunidade de desfrutar de preciosas vistas do bíblico Monte Ararate onde se diz ter estado a Arca de Noé. Continuação até Areci, conhecida pela produção de vinho. Visita à fábrica local com degustação incluída. Por último o Mosteiro de Noravank uma gema arquitectónica aninhada entre penhascos de cor tijolo no topo de uma ravina profunda. Alojamento em Erevan.

4º Dia (Sex) – Erevan - Catedrais de Zvartnots e de Echmiadzin e Igreja Santa Hripsime
Visita à Catedral de Zvartnots cujo desenho e a construção representam uma inovação arquitectónica da Idade Média Saída para Etchmiadzin, centro do cristianismo arménio com a Santa Sé da Igreja Apostólica local. Visita exterior da catedral, a primeira igreja cristã do mundo. Continuação para a Igreja de Santa Hripsimé, um exemplo vivo de jóias arquitectónicas arménias. Alojamento em Erevan.

5º Dia (Sab) – Erevan / Mosteiro de Geghard / Garni / Lago Sevan / Tiblisi
Viagem para Tiblisi com almoço em rota. No caminho visita ao Complexo Medieval de Geghard rodeado de imponentes falésias na entrada do Vale Azat, e ao templo pagão de Garni. Descida para o Rio Azat em 4x4 até à “Sinfonia das Pedras”, colunas de basalto formadas há milhões de anos como consequência do movimento de lava líquida. Na zona assistirá a uma demonstração da preparação de lavash (pão tradicional arménio) e a um workshop de “brduj” (sandes com lavash), com prova incluída. Continuação para o Lago Sevan antes de atravessar a fronteira para a Geórgia. Alojamento

6º Dia (Dom) – Tiblisi
Visita da cidade: igreja de Meteji com uma vista desde a cidade velha com as suas belas casas de cores distintas e varandas de madeira; trajecto em teleférico passando perto da fortaleza de Narikala até ao bairro histórico Abanotubani onde se situam os banhos  Azufres, a Sinagoga, a Catedral de Sioni, a Igreja Antchisjati e a torre relógio do teatro das marionetas. À tarde exploração do bairro Solokaki onde se sente a verdadeira alma de Tiblisi. Alojamento.

7º Dia (Seg) - Tiblisi - Stepantsminda
Saída para norte passando pela estrada militar desfrutando das magníficas montanhas do Cáucaso. Visita à fortaleza de Ananuri e via Gudauri e Passo da Cruz até Stepantsminda. Subida em 4x4 até à Igreja de Guergeti. Almoço tradicional e assistência a uma masterclass de jinkalis, uma espécie de pastéis de carne picada com especiarias. Alojamento em Tiblisi.

8º Dia (Ter) - Tislisi – Mtsjeta, Uplistsijer e Kaspi
Saída para Mtsjeta, o centro espiritual de toda a Geórgia. Visita ao Mosteiro de Jvari e à Catedral de Svetitsjoveli onde, segundo a lenda, está enterrada a túnica de Jesus. Continuação até Uplistsije, a cidade troglodita. Panorâmica do centro com o anfiteatro da antiguidade, a farmácia, a sala da Rainha Tamara, as ruínas de uma basílica de três naves e a igreja do Príncipe, descendo depois por um túnel secreto até à margem do rio Kuara. A última paragem é a adega tradicional. Alojamento em Tiblisi.

9º Dia (Qua) - Tiblisi / Tsinandali / Sheki
Partida para Tsinandali e visita da casa e jardim do poeta georgiano Alejandro Chavchadze, e de uma adega para degustação de diferentes vinhos georgianos. Continuação para a aldeia Vardisubani para aprender como se fazem os “kveri”, jarros de argila. Travessia da fronteira com o Azerbaijão. Alojamento em Sheki, uma das cidades mais importantes ao longo da Rota da Seda.

10º Dia (Qui) - Shaki / Shamakhi / Baku
Visita ao Palácio de Khan com os seus adornos especiais e à Casa dos Artesãos de Sheki. Transporte para as proximidades de Kish, onde se encontra uma importante igreja dos primeiros cristãos. Viagem para Baku, com paragem em Shamakhi para visitar a mesquita mais antiga do Cáucaso e o mausoléu de Diri Baba. Alojamento.

11º Dia (Sex) – Baku – Gobustan
Subida ao Beco dos Mártires, o ponto mais alto de Baku, para uma vista panorâmica. Passeio pela cidade antiga passando por vários caravancerais históricos, as ruínas da igreja de São Bartolomeu, o antigo Hammam, a famosa Torre da Virgem, e antigas mesquitas. Visita ao Palácio de Shrivanshah. Saída para Gobustan, área protegida a 60km de Baku onde existem mais de 7000 pinturas rupestres. Visita ao museu, à Pedra Romana e às rochas com vestígios de arte rupestre. Alojamento em Baku.

12º Dia (Sab) – Baku / Porto ou Lisboa
Transporte para o aeroporto e embarque com destino a Portugal. Chegada. Fim dos nossos serviços.

Notas
.A visibilidade do Ararate depende das condições meteorológicas;
.A Catedral de Etchmiadzin está bloqueada pelo governo devido a novas escavações, a visita ao seu interior poderá não ser possível