1º Dia – Lisboa / Tomar / Fátima
Partida para Tomar. Percurso pedonal pela cidade com visitas à igreja de Santa Maria do Oli-val, mandada construir pelo Grão-Mestre dos Templários Gualdim Pais no séc XIII para servir de panteão da ordem Templária, que encerra os túmulos do próprio e de alguns dos mestres da ordem. Visita ainda à igreja do convento de Santa Iria, com destaque para o portal em arco de volta perfeita, decorado com relevos de motivos de grotesco e medalhões no extradorso e ladeada por uma janela de moldura semelhante. Almoço. Partida pela barragem de Castelo do Bode, acompanhando o rio Zêzere até Constância e continuação junto ao rio Tejo até Tancos. Percurso fluvial para visita ao castelo de Almourol. Partida para Fátima. Tempo para compro-missos religiosos. Jantar e alojamento.

2º Dia – Fátima / Tomar / Lisboa
Pequeno-almoço. Partida para visita à mata nacional dos Sete Montes, também conhecida co-mo Cerca do Convento. Vista geral ao exterior do castelo de Tomar, Alambor, Porta do Sangue e "imaginário" dos túneis. Continuação para visita ao convento de Cristo, monumento fundado em 1162 também por Gualdim Pais, actualmente classificado pela UNESCO como Património Mundial e que naturalmente pertenceu à Ordem dos Templários. Almoço. Partida por Ferreira do Zêzere para Dornes. Visita à Torre pentagonal templária desta histórica e pitoresca vila na margem do rio Zêzere. Continuação para visita ao castelo de Ourém. Local fortificado, sucessivamente ocupado por por Romanos, Visigodos e Muçulmanos, regressou aos cristãos após a reconquista, tendo pertencido à Ordem dos Templários. Regresso a Lisboa.

Fim dos nossos serviços


Templários
A Ordem dos Pobres Cavaleiros de Cristo e do Templo de Salomão, conhecida como Cavalei-ros Templários, Ordem do Templo ou simplesmente como Templários, foi uma ordem militar de Cavalaria criada em 1119. O seu sucesso esteve vinculado ao das Cruzadas. O súbito desaparecimento da maior parte da infra-estrutura europeia da Ordem deu origem a es-peculações e lendas que mantêm o nome dos Templários vivo até aos dias de hoje. O papa Clemente dissolveu a Ordem em 1312.

Nota: Para melhor desfrutar deste circuito, aconselhamos a utilização de vestuário e calçado prático, assim como chapéu.