Geórgia - Aventura no Cáucaso | 10 Dias

Europa - Fly & Drive

História, Lendas e Mitologia

Desde 1230 €

por pessoa


1º Dia – Lisboa ou Porto / Tbilisi
Voo regular com destino a Tbilisi, via cidade de ligação. Chegada e levantamento da viatura. Alojamento.

2º Dia – Tbilisi
Dia para conhecer a capital da Geórgia. Sugerimos percorrer a cidade velha a pé com edifícios históricos e bonitas fachadas de cores distintas e varandas de madeira, ruas estreitas e exemplos de arquitetura moderna e subir em teleférico até à fortaleza de Narikala para vista panorâmica. Alojamento.

3º Dia – Tbilisi / Ajaltsije
Início da aventura. Neste 1º dia de condução as surpreendentes e desérticas paisagens da meseta vulcânica do Cáucaso vão surgindo aos poucos, revelando grandes lagos azuis e amplos vales. De quando em vez, avistam-se pastores com os seus rebanhos. Travessia do vale Mtkvari, com vários socalcos anteriormente usados como hortas e vinhas. Sugerimos paragens em Tsalka; em Vardzia, a cidade encravada numa escarpa, um excelente exemplo da arquitetura georgina medieval. Chegou a alojar 50.0000 pessoas divididas em 9 andares; e na Fortaleza de Khertvisi (séc.X). Alojamento em Ajaltsiji.

4º Dia - Ajaltsije / Kutaisi
Antes de se fazer à estrada, visite a fortaleza medieval Rabati, onde no seu interior encontra-se uma antiga mesquita, uma madraça, uma igreja cristã, um museu arqueológico e outros edifícios de interesse. Conduza para oeste, parando em Bordjomi para esticar as pernas no seu parque, de onde emana a conhecida água mineral com o mesmo nome. Chegada a Kutaisi, capital do mítico Reino de Cólquida, onde se guardou o famoso “Tosão de Ouro” que os Argonautas levaram para a Grécia com a ajuda de Medea, a filha do rei. Não deixe de visitar a Catedral de Bagrati (séc.XI), símbolo da Unificação da Geórgia. Alojamento.

5º Dia - Kutaisi
Descubra os arredores de Kutaisi – o desfiladeiro de Martvili, com 700m, com vários trilhos de pontes suspensas e plataformas de observação; e a Gruta de Prometeo, cujo percurso de 1h deslumbrará com imensas estalagmites e estalactites e passagens assombrosas que têm nomes de personagens míticas e históricas como Argonautas, a Cólquida, Medea, Prometeo e Iberia. Alojamento.

6º Dia – Kutaisi / Tbilisi
Antes de regressar à capital, explore o animado mercado de Kutaisi, onde os locais vendem frutas, legumes, queijo e peixe fresco; visite o complexo monástico Guelati (séc.XII), com mosaicos e frescos únicos; e conheça a Academia Medieval, centro cultural e educativo no seu tempo. Alojamento em Tbilisi.

7º Dia – Tbilisi / Stepantsminda
Sugerimos iniciar o dia visitando Mtsjeta, antiga capital e centro espiritual do país, onde se encontram lugares importantes para o cristianismo: o Mosteiro de Djvari (séc.XVI) e a Catedral de Svetitsjoveli onde, segundo a lenda, está enterrada a túnica de Jesus. Dirija-se para norte via estrada militar desfrutando das magníficas montanhas do Cáucaso para conhecer o complexo de Ananuri (séc.XVII), um exemplo único da arquitetura eclesial georgiana e onde se encontra a árvore da vida.. Jantar e alojamento em Stepantsminda.

8º Dia – Stepantsminda / Tbilisi
Antes de deixar Stepantsminda, um pouco de exercício: atravesse o bosque subindo um trilho acentuado até à Catedral da Santíssima Trindade de Gergeti, localizada a 2170m de altitude, desde onde, em dias limpos, pode avistar-se o enorme monte Kazbegi, envolto em neves eternas, e com sorte observar aves rapinas. Regresso a Tbilisi. Alojamento.

9º Dia – Tbilisi (Gori e Uplistsije ou Kajeti)
Temos 2 sugestões para hoje, alojando-se sempre em Tbilisi. 
1.Conduzir para este até Gori, cidade natal de Estaline onde existe um museu em sua honra. A antiga rota da seda leva-o posteriormente a Uplistsije, a cidade troglodita escavada na rocha.
2.Em alternativa rumar a oeste para a região de Kajeti, conhecida pelo seu excelente vinho. Aqui visite o pequeno povoado de Sighnaghi, localizado numa colina com uma linda vista para as montanhas do Cáucaso e caracterizado pelas casas antigas com as típicas varandas georgianas. Regresse a Tbilisi atravessando o Passo de Gombori (1620m).

10º Dia - Tbilisi / Porto ou Lisboa
Devolução da viatura no aeroporto e embarque e voo para Portugal. Fim dos nossos serviços.