06 Abr – Lisboa / Ponta Delgada (São Miguel)
Voo regular SATA com destino a Ponta Delgada, ilha de São Miguel. Chegada, assistência e transporte ao Hotel Talisman**** para pequeno-almoço. Após breve descanso, início da excursão que nos levará a conhecer a região das Sete Cidades, com primeiras paragens no Miradouro do Pico do Carvão que oferece uma vista ampla e magnífica, e no Miradouro da Vista do Rei, com uma paisagem deslumbrante sobre as Lagoas Verde e Azul situadas no fundo da enorme cratera vulcânica. Descendo para o interior da cratera, paragem no Miradouro de Santiago para avistar a Lagoa de Santiago, e visita à freguesia das Sete Cidades. A calma das águas, o pitoresco jardim e a doçura das hortênsias que orlam as cristas da caldeira, em contraste com as encostas escarpadas da cratera, constituem uma paisagem fascinante. Regresso a Ponta Delgada, nos arredores na Freguesia da Fajã de Baixo, local das estufas de ananases, onde conhecerá o modo peculiar como este fruto é cultivado nos Açores. Oportunidade para provar o licor. Regresso ao hotel para atribuição dos quartos. Tarde livre. Alojamento.

 

07 Abr – São Miguel
Pequeno-almoço. Partida com destino à Lagoa do Fogo, na Serra de Água de Pau, situada no centro da ilha, numa cratera de um vulcão extinto, rodeada por uma paisagem idílica, águas cristalinas e uma península de praia de areia branca. Continuamos a descer até à cidade da Ribeira Grande caracterizada por um interessante conjunto de arquitetura barroca dos séculos XVII e XVIII, e onde poderemos usufruir de uma peculiar visita repleta de sabores à loja de licores. O percurso continua em direção às Furnas, com paragem nas plantações de chá e no Miradouro do Pico de Ferro com uma vista fantástica em que o colorido das flores se mistura com uma exuberante vegetação. Já no Vale das Furnas, paragem na Lagoa das Furnas, tranquila e românica, com o perfil gótico da Ermida de Nossa Senhora das Vitórias, projetado nas águas. Almoço nas Furnas, composto do famoso “Cozido das Caldeiras”, preparado nas sulfataras vulcânicas, autênticas “cozinhas naturais”, enterrado no solo em recipientes hermeticamente fechados. Após a refeição, breve passeio na zona das caldeiras e seguido de outro no Parque Terra Nostra, um local romântico composto de lagos, caminhos sinuosos, flores exóticas, árvores centenárias, e uma piscina de água termal. Ainda nas Furnas, um pequeno passeio, área de manifestações vulcânicas diversas. Regresso a Ponta Delgada, via Vila Franca do campo, a primeira capital da ilha. Alojamento.

 

08 Abr – São Miguel
Pequeno-almoço. Em hora a determinar, transporte ao cais para navegação para observação de cetáceos. Nos Açores temos a oportunidade de observar cerca de 24 espécies de cetáceos ao longo do ano. O segredo desta diversidade é a posição estratégica dos Açores no meio do Atlântico Norte onde convergem correntes oceânicas e o fundo está a mais de 1000 metros.  Esta atividade tem a duração máxima de 3 horas e é protagonizada por uma equipa de profissionais (skippers, biólogos e vigias) que utiliza embarcações semi-rrígidas ou cabinada (dependendo do número de passageiros), equipadas com o material necessário para sua segurança e conforto. Antes de sair para o mar é realizado um briefing sobre as espécies que poderá avistar e o código de ética. Restante dia livre. Alojamento.

 

09 Abr – Ponta Delgada / Lisboa
Pequeno-almoço. Dia livre para explorar a cidade de Ponta Delgada ao seu gosto e ritmo. Ao final da tarde, em hora a determinar, transporte para o aeroporto. Embarque com destino a Lisboa em voo regular SATA. Chegada e fim dos nossos serviços.