Grupos Exclusivos - Europa
Visualizar PDF
por pessoa
1º Dia – LISBOA ou PORTO | CRACÓVIA
Comparência no Aeroporto de Lisboa 2H30 antes da partida dos voos.
Assistência nas formalidades de embarque por um Delegado Lusanova e partida em voos LUFTHANSA, via cidade alemã, com destino a Cracóvia. Chegada ao Aeroporto Internacional de Cracóvia-Balice. Desembarque, receção pelo Guia Local e transporte ao hotel.
Check-in e distribuição dos quartos.
À noite, saída para Jantar em Restaurante local (distância a pé do hotel), com degustação de pratos de cozinha judia e concerto de música Klezmer.
Alojamento no Hotel Garni 1891 4*, ou similar.
2º Dia - CRACÓVIA | AUSCHWITZ | CRACÓVIA - Cidade Velha
Pequeno-almoço no Hotel e partida em direção a cidade de AUSCHWITZ.
Visita à Sinagoga Chevra Lomdej Mishnajot (em hebraico, Associação de Estudantes de Mishna), a única casa de oração judaica em Oświęcim que não foi completamente destruída durante a Segunda Guerra Mundial. A sua construção iniciou-se por volta de 1913 e serviu até 1939. Durante a guerra, o seu interior foi destruído e o edifício foi utilizado, entre outros, como armazém de munições alemão. Após a Segunda Guerra Mundial, um grupo de judeus de Oświęcim, que sobreviveu ao Holocausto, restaurou a sua função original. Alguns anos depois, deixaram Oświęcim e a Polónia, e o edifício ficou sem uso. Na década de 1970, as autoridades comunistas nacionalizaram o edifício e mais tarde foi ocupado por um fornecedor de tapetes. Em 1998, o prédio da sinagoga foi devolvido à comunidade judaica em Bielsko-Biala, e tornou-se no primeiro local de culto religioso judaico na Polónia, a ser concedido a herdeiros legítimos após a queda do comunismo. O edifício foi totalmente restaurado com base em fontes históricas e memórias de sobreviventes do Holocausto, e a sua reabertura oficial ocorreu em Setembro de 2000. Hoje, a sinagoga não tem o seu próprio rabino, nem uma congregação de fiéis, mas continua a ser o único templo judaico nas proximidades do antigo acampamento KL Auschwitz, que serve como um local de oração, reflexão e lembrança.
Visita à exposição do Museu Oshpitzin, que retrata a História de Oświęcim judeu. A exposição é sobre a comunidade Judaica local, que remonta à primeira metade do Séc. XVI. Consiste numa mostra de fotografias, documentos, exposições históricas e multimédia que incluem recordações de antigos judeus residentes na cidade. A exposição também inclui um espólio judaico da singular Grande Sinagoga, que foi destruída em 1939 pelos Nazis. Os artefactos foram encontrados por arqueólogos durante escavações em 2004 e são um símbolo pungente de uma cultura destruída.
Visita ao Parque Memorial da Grande Sinagoga. Inaugurado solenemente no 80º aniversário da destruição da Grande Sinagoga pelos Nazis, o Parque Memorial é um local de comemoração e reflexão para os habitantes de Oświęcim e visitantes da Polónia e do estrangeiro. Após a visita, almoço em restaurante localizado no antigo prédio dos correios.
De tarde, visita à Cidade Velha, rodeada pelo cinturão verde de Planty, o parque construído à volta da antiga cidade, em vez de muralhas de defesa. A Praça do Mercado é a maior praça medieval da Europa e a sua forma foi preservada quase intacta por 700 anos. Entre as edificações da praça, destaca-se a Igreja de Santa Maria, com o famoso retábulo gótico policromado de madeira. Do outro lado da praça, fica a Torre Municipal e, ao centro, o famoso Mercado de Tecidos. Destaque ainda para a Colina de Wawel, com o Palácio Real e a Catedral, nas margens do rio Vístula que atravessa a cidade. Visita exterior ao Collegium Novum (visita interior a confirmar). Jantar livre (não incluído).
Alojamento no Hotel Garni 1891 4*, ou similar.
3º Dia – CRACÓVIA: Bairro Judeu Kazimierz e o Museu Judaico Galicia
Após o pequeno-almoço no Hotel, visita da cidade de Cracóvia, sob o tema: “em busca da cultura judaica”. A visita inclui um passeio pelo Bairro Judeu Kazimierz, um pequeno fragmento do que foi a cidade judaica, no qual se destacam as suas duas sinagogas: a Velha Sinagoga, que alberga um museu judaico e a Sinagoga Remuh, ainda utilizada para fins religiosos. Até 1939, Kazimierz assemelhava-se às cidades descritas por Isaack Bashevis Singer. O dramático extermínio dos judeus de Cracóvia, foi o tema do famoso filme “A Lista de Schindler” de Steven Spielberg, filmado no cenário original de Kazimierz.
Originalmente, o bairro foi fundado no Séc. XIV, como uma cidade separada de Cracóvia, com a sua Praça do Mercado e a sua própria Câmara Municipal. Seguidamente, visita ao Museu Judaico Galícia, criado em 2004 para recordar as vítimas do Holocausto e celebrar a cultura judaica, numa nova perspetiva. Através de exposições e eventos culturais e educacionais, o museu trabalha para combater estereótipos e equívocos, tipicamente associados ao passado judaico na Polonia e, educar os polacos e judeus sobre a sua própria História, enquanto incentiva a pensar no futuro. Almoço livre (não incluído).
Tarde livre para passeios a gosto pessoal pela cidade. Jantar livre (não incluído).
Alojamento no Hotel Garni 1891 4*, ou similar.
EXCURSÃO OPCIONAL ÀS MINAS DE SAL DE WIELICZKA:
As Minas de Sal de Wieliczka, declaradas Património Mundial pela UNESCO, são as mais antigas minas de sal da Europa. Visita guiada aos seus lagos salgados subterrâneos e às suas galerias e capelas criadas por várias gerações de mineiros polacos. Podem ser apreciadas até 20 câmaras escavadas em 3 níveis, cheias de belas estátuas esculpidas a partir de sal, incluindo a maior e mais impressionante, a Capela de Santa Kinga, feita em rocha salina. Regresso a Cracóvia.
Preço por pessoa (mínimo 20 participantes): € 80
4º Dia - CRACÓVIA: Podgorze e o Gueto de Cracóvia. A Fábrica Schindler
Pequeno-almoço no Hotel. Manhã dedicada a uma viagem ao passado, visitando dois locais evocativos da Segunda Guerra Mundial em Cracóvia.
Saída em direção a Podgorze, distrito de Cracóvia situado na margem sul do rio Vístula, para visita ao antigo Gueto de Cracóvia. Na Praça dos Heróis do Gueto, é possível observar as várias cadeiras, que constituem uma homenagem aos judeus deslocados durante a Segunda Guerra Mundial, simbolizando os seus pertences perdidos. Ainda na praça, encontra-se a famosa Farmácia da Águia, de Tadeusz Pankiewicz, que foi a sede da
organização que atendia e ajudava os judeus do gueto, durante a Segunda Guerra Mundial. Atualmente, a Farmácia da Águia, pertence ao Museu Histórico.
Durante a manhã, seguimos para visita à antiga Fábrica da Schindler. Dentro da fábrica, encontra-se um museu desde 2010. A exposição permanente com o tema: “Cracóvia durante a ocupação nazi”, inclui apresentações sobre o quotidiano no gueto, exibição de objetos da época e outros que foram feitos na “Emalia”. Também se podem ver os despachos de Schindler e Stern. Almoço livre (não incluído). Tarde livre para passeios a gosto pessoal pela cidade.
19H00 – Conferência no Hotel com o escritor JPC.
Jantar livre (não incluído). Alojamento no Hotel Garni 1891 4*, ou similar.
5º Dia – CRACÓVIA | AUSCHWITZ | CRACÓVIA
Pequeno-almoço no Hotel. Saída para Oswiecim (Aschwitz em alemão), situado a cerca de 60 Km de Cracóvia. Aí encontra-se a “fábrica da morte” nazi mais assustadora e conhecida: o antigo campo de concentração de Aschwitz Birkenau. A visita ao campo, erguido pelos nazis em 1940, juntamente com outro campo construído em 1942 em Brzezinka (Birkenau), foi o local de extermínio de um milhão e meio de pessoas. A maioria das vítimas eram judeus transportados para ali, vindos de toda a Europa. Esta visita, tipo Study Tour (visita de estudo), tem uma duração de 6 horas dentro do memorial Auschwitz-Birkenau.
Almoço piquenique durante o tour e regresso a Cracóvia.
Jantar de Despedida em restaurante local.
Alojamento no Hotel Garni 1891 4*, ou similar.
6º Dia – CRACÓVIA | LISBOA ou PORTO
Pequeno-almoço no Hotel.
Em hora a indicar localmente, transporte para o Aeroporto Internacional de Cracóvia-Balice.
Formalidades e embarque em voos LUFTHANSA, via cidade alemã, com destino a Lisboa ou Porto. Chegada a Portugal, ao Aeroporto de destino.