1º Dia (Dom) - Porto / Aveiro / Fátima / Lisboa
Serviço de pequeno-almoço no Hotel Vila Galé Porto. Saída para Aveiro, a fantástica cidade dos canais e dos deliciosos “ovos-moles”, apreciado doce regional. Continuação para Fátima, local das aparições em 1917 de Nossa Senhora aos Três Pastorinhos, hoje local de peregrinação mundial. Visita ao santuário, à Capelinha das Aparições e à basílica, onde se encontram os túmulos de Lúcia, Francisco e Jacinta. Tempo para compromissos religiosos e compras. Partida para Lisboa. Alojamento.
2º Dia (Seg) - Lisboa / Fátima
Serviço de pequeno-almoço no Hotel Roma. Partida para visita panorâmica da cidade, conhecendo o exterior dos principais pontos turísticos como a torre de Belém (opcionalmente). Tempo no centro da cidade para aceder à Catedral, praça do Rossio ou praça do Comércio. Partida para Fátima. Visita a Valinhos e Casa dos Pastorinhos, incontornáveis locais de culto e ao santuário, local que evoca as aparições em 1917 de Nossa Senhora aos três pastorinhos, hoje local de peregrinação mundial, com destaque para a Capelinha das Aparições e a Basílica, onde se encontram os túmulos de Lúcia, Jacinta e Francisco. Tempo para compromissos religiosos. Possibilidade de assistir a missa vespertina e à noite, a não perder, a procissão das velas (aconselhamos consulta do programa do santuário para confirmação de cerimónias e horários). Jantar e alojamento.
3º Dia (Ter) - Fátima / Braga / Santiago de Compostela
Pequeno-almoço. Partida pelas proximidades da cidade do Porto a caminho da cidade dos arce-bispos e capital do Minho - Braga - com o seu conjunto histórico-religioso em destaque. Breve panorâmica da cidade e visita ao Santuário do Bom Jesus do Monte com o seu frondoso escadório e jardins. Partida por Valença e entrando na província espanhola da Galiza por Tuy, Pontevedra para chegar a Santiago de Compostela. Jantar e alojamento.
4º Dia (Qua) - Santiago de Compostela
Pequeno-almoço. Visita panorâmica de Santiago de Compostela, com percurso pedonal, vivenciando a sensação da chegada dos peregrinos à cidade. A entrada faz-se pela Porta de Mazarelos, a única que resta da muralha antiga da cidade, continuando com a visita ao centro histórico e religioso até à catedral, onde acorrem diariamente inúmeros peregrinos. Este grandioso monumento ergue-se na praça do Obradoiro, lugar de encontro de todos os que aqui chegam. Restante tempo livre para compromissos religiosos, visitar a catedral ao seu ritmo, provar a gastronomia local e fazer compras de recordações. À tarde, possibilidade de participar opcionalmente na excursão ao Santuário da Virgem da Barca em Muxía e Finisterra, final histórico do “Caminho de Santiago”. Jantar e alojamento.
5º Dia (Qui) - Santiago de Compostela / Covadonga / Comillas ou Villacarriedo
Pequeno-almoço. Partida por Betanzos, Ribadeo com perspectiva da sua ria, continuando pelas proximidades de Avilés para Gijón, encantadora cidade virada para o mar Cantábrico. Tempo nesta cidade portuária que tem na sua praia de ‘San Lorenzo’ um especial polo de atracção na época balnear. De tarde continuação por Arriondas e Cangas de Onis, cidade genuinamente asturiana no sopé dos Picos da Europa, para visita ao santuário de Covadonga, com a gruta de Pelayo, que evoca a batalha local, primeiro passo da reconquista Cristã. Saída com extraordinária paisagem natural por Arenas de Cabrales, de onde é originário o famoso queijo Cabrales, acompanhando o rio Cares e a estupenda paisagem oferecida pela envolvente dos Picos da Europa e pelos vales dos rios Cares e Deva por Panes continuando para Comillas ou Villacarriedo*. Jantar e alojamento.
6º Dia (Sex) - Comillas ou Villacarriedo / Bilbau / Loyola / Lourdes
Pequeno-almoço. Partida para Bilbau. Panorâmica da cidade com guia local e destaque para os seus ícones como o exterior do museu Guggenheim, dedicado à arte contemporânea, sendo um exemplo de arquitectura arrojada assinada por Frank Gehry, assim como muitos outros pontos culturais, artísticos e lúdicos. Tempo no centro da cidade. Saída para Loyola. Visita à basílica do santuário de Santo Inácio de Loyola, um dos fundadores dos Jesuítas. Continuação pelas proximidades de San Sebastian, Bayonne e Pau para chegada a Lourdes. À noite, não perca a procis-são de velas no santuário. Jantar e alojamento.
7º Dia (Sab) - Lourdes / Jaca / Huesca
Pequeno-almoço. Visita do frondoso santuário onde fiéis buscam curas para as suas maleitas e cumprem os desígnios da sua fé, destacando o rochedo de Massabeille e casas onde viveu Santa Bernadette, na origem deste local Mariano. Tempo para compromissos religiosos e livre visita dos museus evocativos. De tarde, partida por entre paisagem de rara beleza proporcionada pelos Pirenéus pela conhecida estância de inverno de Candanchú para Jaca. Paragem nesta cidade conhecida como “a pérola dos Pirenéus” e passagem obrigatória no “Caminho de Santiago”. Continuação por Sabiñánigo para Huesca, cidade protagonista de uma história de mais de dois mil anos de antiguidade, com interessante traçado urbano que é dominado pela catedral. Jantar e alojamento.
8º Dia (Dom) - Huesca / Saragoça / Madrid
Pequeno-almoço. Partida para Saragoça, a capital da região de Aragão. Visita à fantástica Basílica de Nossa Senhora do Pilar, considerado o maior templo barroco em Espanha, que alberga a padroeira do país. No interior podem admirar pinturas de Gonzalez Velázquez, Bayeu e Goya. Continuação por Calatayud para Nuévalos e visita ao cisterciense “Monasterio de Piedra”. Protegido por muralha medieval que ainda conserva a Torre de Menagem, é um local único construído desde o séc. XIII. Saída com paisagem sobre a albufeira da barragem de Tranquera por Medinaceli e Guadalajara para Madrid. Panorâmica orientadora da capital espanhola. Alojamento.
9º Dia (Seg) - Madrid / Lisboa
Pequeno-almoço. Manhã livre na cidade para compras ou visitas ao gosto pessoal. Contacte com o nosso guia para o melhor aconselhamento. Partida para Lisboa-Gare do Oriente. (Regresso ao Porto não incluído).
Fim dos nossos serviços