Mítica Estrada Nacional 2 - Portugal de Norte a Sul 2022/23 (R-1065) | 6 Dias

Circuitos Ibéricos - Circuitos Regulares

- Temporariamente as partidas deste circuito encontram-se sujeitas ao mínimo de 20 participantes - Circuito com Lugares Rotativos

  Visualizar PDF
Desde 765 €

por pessoa


Itinerário

1º dia: Lisboa / Porto / Chaves

Serviço de pequeno-almoço no Hotel Roma. Partida de Lisboa com paragens em percurso por Coimbra para a cidade do Porto. Panorâmica orientadora. Almoço. Saída por Arco de Baúlhe para Chaves. Importante Bastião Romano, possui legado histórico de relevo, com destaque para a ponte sobre o rio Tâmega, a torre de Menagem e a restaurada praça de Camões. Paragem para fotos junto à rotunda onde se encontra o quilometro zero da EN2 principal objectivo deste circuito de Norte a Sul de Portugal continental. Jantar e alojamento.

2º dia: Chaves / Peso da Régua / Viseu
Pequeno-almoço. Partida iniciando a EN2 com o percurso panorâmico por Vidago, Pedras Salgadas e Vila Pouca de Aguiar para Vila Real. As peças de barro de Bisalhães, são uma excelente recordação e não esquecer de degustar os doces locais, como os “Pitos de Sta. Luzia” ou as cristas de galo. Saída por Cumeeira, Santa Marta de Penaguião para desfrutar da paisagem única das vinhas do Douro, descendo até Peso da Régua. Visita ao Museu do Douro, localizado em ponto estratégico frente ao rio, onde terão oportunidade de conhecer o vasto património da região. Almoço. De tarde, visita a quinta do Douro com prova de vinho do Porto. Saída para Lamego. Tempo para visita ao centro histórico e à Sé. Continuação por Mezio e Castro Daire com o belo vale do rio Paiva e chegada a Viseu. Tempo livre, para percorrer a rua Direita e centro da cidade, repleto de comércio tradicional. Jantar e alojamento.

3º dia: Viseu / Vila Nova de Poiares / Abrantes
Pequeno-almoço. Visita pedonal pelo centro histórico, pelos trechos que restam das antigas muralhas com entrada na catedral, uma das mais valiosas de Portugal. Partida pela EN2 e ligação ao Caramulo. Antiga estância de saúde, visitando o museu local com vertentes artística e automobilística, a mais conhecida a nível internacional. Voltando a Tondela e à EN2, continuação por Santa Comba Dão, perspectiva da albufeira da Aguieira, acompanhando o rio Mondego com excelente perspectiva por Penacova para Vila Nova de Poiares. Almoço. Continuação por Olho Marinho, acompanhando o rio Ceira até Góis, Alvares, Pedrogão Grande e panorâmica da barragem do Cabril desde o miradouro de Nª Sra da Confiança. Segue-se Pedrogão Pequeno, Sertã e visita ao picoto da Melriça, centro geodésico de Portugal continental. Saída por Vila de Rei para Abrantes. Jantar e alojamento.

4º dia: Abrantes / Montemor-o-Novo / Évora
Pequeno-almoço. Partida por Rossio ao Sul do Tejo com paragem junto ao parque ribeirinho dos Mourões com excelente panorama sobre a cidade de Abrantes para Ponte de Sor. Visita ao museu municipal dedicado ao arroz, instalado no Centro de Artes e Cultura com várias curiosidades. Continuação com panorâmica da albufeira e barragem de Montargil, Mora, Ciborro onde se encontra o marco dos 500 quilómetros da EN2 e chegada a Montemor-o-Novo. Visita ao castelo com extraordinária paisagem sobre o planalto alentejano. Almoço. Saída por Santiago de Escoural e São Sebastião da Giesteira para Évora. Panorâmica desta monumental cidade, classificada como património da humanidade. Prova de vinho alentejano em espaço regional. Visita pedonal pelo templo de Diana, Sé, praça do Giraldo e entrada para visita na igreja de São Francisco e capela dos Ossos. Restante tempo livre na cidade. Jantar e alojamento.

5º dia: Évora / Castro Verde / Faro
Pequeno-almoço. Partida por Pomarinho e Santiago de Escoural para retomar a EN2, pelas pitorescas localidades alentejanas de Alcáçovas, Torrão, Ferreira do Alentejo, panorâmica das albufeiras e barragens de Odivelas e do Roxo para Aljustrel. Visita ao núcleo central de Compressores em Aljustrel, que faz parte da importante história mineira local. Saída por Castro Verde. Almoço. Continuação por Almodôvar e aqui se inicia o trecho da EN2 considerado ‘estrada património’, atravessando a serra do Caldeirão com paragens em percurso por Cortelha e Barranco do Velho até São Brás de Alportel. Visita à Casa da Memória da EN2 instalada ao quilometro 722 e que evoca o passado do trabalho de controle e conservação da estrada até aos anos 80. Continuação para Faro comemorando a chegada junto à placa final que marca os 738,5 quilómetros da EN2. Jantar e alojamento.

6º dia: Faro / Grândola / Lisboa
Pequeno-almoço. Manhã livre para visitar a cidade, com destaque para o centro histórico, zona mais antiga da cidade capital da província algarvia, onde se realçam as muralhas, com acesso pelos Arcos da Vila, do Repouso e Porta Nova até à Catedral. Tempo também para comprar recordações nas ruas comerciais do centro da capital algarvia. Almoço. De tarde, partida por Ferreiras, Ourique, Grândola e regresso a Lisboa.

Fim dos nossos serviços



Nota 1: A Estrada Nacional número 2 (EN2), foi classificada em 1945, juntando alguns troços já existentes, caminhos romanos e outras ligações secundarias. Tornou-se na mais extensa estrada nacional com 738,5 quilómetros de Chaves a Faro e uma das maiores da Europa. Atravessa 11 distritos e 33 municípios. Neste circuito será percorrida a EN2 em toda a sua extensão com tempo para apreciar a paisagem e com paragens estratégicas para obtenção de fotos em locais turísticos e emblemáticos como os principais marcos de quilometragem.

Nota 2: Circuito com lugares rotativos.