Islândia Ártica | 11 Dias

Fly & Drive -

Percurso que inclui a “The Artic Circle Way”, uma rota que segue o Oceano Atlântico Norte perto do Círculo Polar Ártico. É a forma ideal de descobrir povoações piscatórias e paisagens de extraordinária beleza localizados fora da estrada asfaltada. A rota inclui 6 penínsulas que se estendem até ao oceano e que incluem desde praias de areia negra até escarpas espetaculares ao largo de fiordes, rios glaciares e altas montanhas.

Desde 1895 €

por pessoa


1º Dia – Lisboa, Porto ou Faro / Keflavík / Hveragerdi
Voo regular com destino a Keflavík, via cidade de ligação. Recolha da viatura e início da condução até ao hotel na região de Hveragerdi. Se chegar cedo, sugerimos que explore a península de Reykjanes, uma excelente forma de conhecer a geologia dos vulcões da Islândia. Se for aficionado da história viking, visite o Museu Viking World. Alojamento em Hveragerdi, uma encantadora povoação ideal para conhecer a cultura islandesa típica de uma pequena urbe.

2º Dia – Hveragerdi / Hella
Início da jornada até ao Parque Nacional de Pingvellir, um dos sítios com maior importante na história do país, onde se fundou o parlamento mais antigo da Europa e com uma geologia impressionante. Continuação para a zona geotérmica onde se encontra o grande Geiser e onde abundam fontes termais, e daí para a Gulfoss, a cascata de Ouro. Prosseguimento para a costa sul via Vale de Thjorsardalur onde pode observar o vulcão Hekla. Alojamento em Hella

3º Dia – Hella / Kirkjubaejarklaustur
Hoje o percurso é pela espetacular costa sul, atravessando a região do famoso vulcão Eyjafjallajokull e parando nas cascatas de Skógarfoss e Seljalandsfoss, no glaciar Myrdalsjokuul com uma grande variedade de avifauna marinha, e na praia de areia negra em Vik. Visite também a zona de Reynisdrangar. Alojamento em Kirkjubaejarklaustur.

4º Dia – Kirkjubaejarklaustur / Djupivogur
Comece o seu dia visitando o Parque Nacional de Skaftafell, um bonito lugar encravado na base do grande glaciar Vatnajokull e rodeado de areia negra. Faça uma caminhada no parque para visitar a cascata de Svartifoss. Prossiga até Jokulsarlon, a lagoa glaciar, onde verá os imensos e azuis icebergs flutuantes e onde poderá realizar uma navegação em barco anfíbio para os observar de perto. Percurso pelos fiordes até à região de Djupivogur. Alojamento.

5º Dia – Djupivogur / Costa Ártica
Conduza através dos espetaculares fiordes orientais com montanhas imponentes e encantadoras povoações piscatórias como Breiddalsvik e Stodvarfjordur. Esta região é caracterizada por fiordes escarpados talhados por glaciares durante a Idade do Gelo. Através do vale de Fagridalur chega-se a Egilsstadir, região onde existe a única manada de renas selvagens da Islândia. Daqui acede-se à estrada 85, a entrada da rota da Costa Ártica. Passe por Vopnafjordur, atravesse a península de Langanes, um paraíso para os observadores de aves, faça uma paragem para descansar em Thorshofn e finalmente conduza até à região de Raufarhofn. Alojamento. 

6º Dia – Costa Ártica
Raufarhofn é a cidade mais setentrional da Islândia e onde se encontra o Henge, um enorme calendário solar baseado na mitologia nórdica ainda em construção. Recomendamos uma caminhada por um dos trilhos até à praia e farol de Raufarhofn. Respire o ar do oceano, escute as aves e admire o mistério eterno do Henge. A partir daqui tem várias opções:

  1. Tomar a estrada 870 e atravessar a exóticaa península de Melrakksletta, a região mais isolada da Islândia
  2. Retomar a estrada 85 até Kopasker, povoação piscatória com um interessante centro de terramotos, um farol e o Museu do Património Snartarstadir e posteriormente até Asbyrgi, um magnífico desfiladeiro em forma de ferradura na parte norte do Parque Nacional

Através da península de Tjornes situada à beira do círculo Polar Ártico chega-se a Husavik, povoação conhecida pelas rotas de avistamentos de baleias. Alojamento.

7º Dia – Costa Ártica
Comece o dia explorando as maravilhas que a natureza oferece na região do Lago Mývatn: as extraordinárias formações de lava de Dimmuborgir e a zona geotérmica de Hverarond. Daqui conduza até Godafoss, a cascata dos deuses; posteriormente até Akureyri, a colorida capital do Norte com uma vida cultural vibrante e as melhores piscinas geotérmicas do país, e finalmente até Siglufjordur, ao largo de uma das costas mais espetaculares, região onde as montanhas caem a pique no mar. Desfrute desta cidade, com excelentes opções de recreação ao ar livre, como caminhadas e atividades para observação de baleias. Alojamento.

8º Dia – Costa Ártica
Grande dia para explorar as bonitas paisagens e as lendas vikings. Passe pela península de Evjafjordur até Skagafjordur, zona de criação de cavalos e com alguma história medieval. A cidade de Hofsos tem uma piscina única que parece flutuar até ao infinito, bem como colunas de basalto com forma geométrica junto ao mar. Em Saudarkrokur a nova experiência de realidade virtual traz de volta o séc.XII e a Batalha da Islândia. Entre Maio e Agosto pode realizar um passeio de barco à Ilha Drangey. Perto de Varmahlid existe uma quinta de cavalos islandeses, e é um excelente lugar para conhecer a vida local. Alojamento em Laugarbakki, uma zona tranquila repleta de antigas lendas.

9º Dia – Costa Ártica / Stykkisholmur
A rota de hoje é das melhores para observação de focas e alguns dos lugares associados aos trágicos eventos do séc. XIX. Destacamos a cidade de Hvammstangi, a península de Vatnsnes, Praia de Illugastadir e as formações rochosas de Hviserkur e Borgarvirki. Dirija-se posteriormente até à zona oeste do país, deixando a Costa Ártica, e visite Dalir, a região de Eric o Vermelho e do seu filho o grande explorador Leif Eiriksson. Alojamento em Stykkisholmur, cidade ecológica.

10º Dia – Stykkisholmur / Reiquiavique
Explore a beleza da península de Snaefellsnes e o Parque Nacional Snaefellsjokull, passando por pequenas povoações piscatórias de Grundarfjordur e Hellissandur, e por Kirkjufell, a montanha mais fotografada da Islândia. Pare na praia rochosa de Djupalonssandur e nas formações de rochas basálticas em Arnarstapi. Hora de regressar a Reiquiavique, via Borgarfjordur, uma zona de paisagens vulcânicas, história viking e com as brilhantes águas azuis das cascatas Hraunfossar e Barnafoss. Alojamento em Reiquiavique.

11º Dia – Reiquiavique / Keflavík / Faro, Porto ou Lisboa
Se o tempo o permitir visite a Lagoa Azul e desfrute de um banho nas águas termais e curativas do lugar, rico em algas, silício e outros minerais. O local fica na sua rota para o aeroporto de Keflavík. Devolução da viatura e embarque com destino a Portugal. Chegada. Fim dos nossos serviços.