Informações Úteis

Quer viajar com tranquilidade e aproveitar da melhor maneira todos os momentos das suas férias?

Então leia as informações que lhe preparámos.

 

São sugestões adequadas a todos os tipos de viagens nacionais e internacionais e que podem fazer toda a diferença.

De salientar que contará sempre com a LUSANOVA e com os nossos operadores locais, que com um planeamento cuidado e atempado, estão sempre disponíveis para o ajudar.

As nossas sugestões vão desde o momento de escolha e reserva da sua viagem, aos serviços adicionais, como passaporte e vistos de entrada caso seja necessário.

Saiba também se é melhor levar dinheiro, cartão de crédito ou cheques de viagem (traveller checks). Ou como ficar atento aos hábitos culturais de cada povo – religião, alimentação e outros costumes.

Lembre-se que são os pequenos detalhes que, certamente no final o deixarão ainda mais feliz com a sua viagem.

 

SUGESTÕES LUSANOVA

Antes da viagem, preste atenção a alguns detalhes que farão toda diferença durante as suas férias.

  1. Certifique-se de que escolheu o programa turístico que mais o agradou. Antes de fechar a compra, obtenha o máximo de informação possível com o seu agente de viagens e peça-lhe folhetos explicativos sobre cada circuito. Lembre-se que os agentes de viagens com quem trabalhamos são experientes nos destinos LUSANOVA.

 

  1. O passaporte é o documento internacional de identificação de qualquer pessoa. Além dos seus dados pessoais, consta o visto com a autorização da sua entrada, trânsito ou permanência em outros países – isto se for uma exigência do Pais. Portanto, se vai para o estrangeiro, deve tratar do seu passaporte com a máxima antecedência – pelo menos um mês antes. Se já o possui, verifique o prazo de validade, de modo a não correr o risco de expirar no decorrer da viagem – determinados países só concedem visto se a validade se estender por, pelo menos, seis meses após o início da viagem.
     
  2. Ao receber a documentação de viagem, confirme todos os dados – nome, data, número dos voos e horários e em especial, qual é o aeroporto em que vai desembarcar, porque muitas cidades possuem mais de um aeroporto.

 

  1. Os agentes de viagem também aconselham a que se façam duas cópias de todos os documentos antes da partida. Leve uma consigo e deixe a outra com alguém de contacto no país de origem. Pode funcionar como segurança no caso de roubo ou extravio.

 

  1. Procure informar-se sobre as condições climatéricas do seu destino – diurnas e nocturnas – e previna-se contra o frio ou calor em excesso.

 

  1. Prepare a sua mala com antecedência. Procure faze-la 24 horas antes do embarque. Faça uma lista do que acha que vai precisar e de preferência, e de preferência coloque a sua roupa na bagagem aos poucos. Por fim, informe-se sobre a voltagem elétrica do país de destino, uma vez que pode precisar de adaptadores para carregar os seus equipamentos eléctricos.

 

  1. Identifique as suas bagagens com o seu nome, endereço e telefone. Para encontrar mais facilmente a sua mala na passadeira do aeroporto, coloque sinais externos como uma fita.

 

  1. No caso de viagens internacionais, as companhias aéreas recomendam que se chegue ao aeroporto no mínimo duas horas antes do embarque. Informe-se junto do seu agente de viagens.

 

  1. O costume de gratificar os diferentes prestadores de serviços depende de país para país. Informe-se sobre esta prática no país de destino e leve à partida algum dinheiro trocado para estas situações.

 

  1. Lembre-se que em muitos lugares religiosos não é permitida a entrada com o corpo a descoberto, pelo que o uso de calções ou de roupa sem manga é impeditivo de realizar a visita.

 

 

INFORMAÇÕES IMPORTANTES

 

PASSAPORTE

Os cidadãos portugueses necessitam de passaporte com um mínimo de seis meses de validade, a contar da data de partida da viagem, para todos os países fora da comunidade europeia.

CRIANÇAS

Todas as crianças devem ser portadoras de bilhete de identidade ou passaporte. Os menores não acompanhados também devem ser portadores de declaração/autorização devidamente assinada pelos pais e reconhecida pelo notário. Juntamente com esta deverá estar anexada uma fotocópia dos bilhetes de identidade dos pais.

ESTRANGEIROS

Sempre que se tratem de passageiros estrangeiros (a residir ou não em território nacional) deverão consultar a respectiva embaixada ou consulado.

VACINAS

Para destinos exóticos aconselhamos o contacto com o Instituto de Medicina Tropical de modo a obter toda a informação acerca de formalidades sanitárias (vacinas). Contactos | Instituto de Medicina Tropical - 213 652 600

CÂMBIOS

Para saber quais os câmbios do dia, consulte o site do Banco de Portugal | www.bportugal.pt/conversor-moeda
nota: declinamos quaisquer responsabilidades, se estas normas não forem cumpridas.